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Empresa divulga nova edição do
mapeamento dos patrocinadores de uniforme dos clubes da Série A do Campeonato
Brasileiro e revela os movimentos e tendências da última temporada
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Visão geral: Ao todo, 132 marcas
foram expostas ao longo de 2024, volume 13% maior que o registrado em 2023;
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Setores: Empresas do setor Financeiro se
mantiveram na liderança pelo segundo ano
consecutivo com 20 marcas;
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Apostas: O setor de Apostas,
presente em 18 clubes com 15 marcas diferentes, registrou evolução de 25% em
relação a 2023, quando contava com 12 marcas. Marcas do setor
seguem bem posicionadas,
dominando os patrocínios máster, propriedade mais valiosa do uniforme.
São Paulo, 16 de janeiro de 2024 - O IBOPE Repucom divulgou a nova
edição do Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil em 2024. O estudo
que tem como objetivo mapear os
patrocinadores de uniforme dos
clubes da Série A, organizando-os por propriedade (local de aplicação da marca)
e respectivo setor de mercado, fornecendo uma visão ampla e detalhada sobre o
mercado de patrocínio nas camisas
da elite do futebol nacional.
Desde o início da temporada até o
término do Campeonato Brasileiro de 2024, os 20 clubes da Série A estamparam
132 patrocinadores diferentes em seus uniformes, um aumento de 13% em relação a
2023, quando havia 117 marcas. Esse aumento no volume de patrocinadores pode
ser explicado pelo acréscimo relevante de contratos pontuais, que passaram de
sete em 2023 para 25 contratos em 2024, uma evolução de 257%.
A taxa de permanência das marcas
patrocinadoras na Série A foi de 52%. Ou seja, cinco em cada 10 marcas que
patrocinaram em 2023 permaneceram como patrocinadoras em 2024, seja em acordos
regulares, pontuais ou como fornecedores de material esportivo.
Danilo Amâncio, coordenador
de marketing do IBOPE REPUCOM, destaca: "O mercado de
patrocínio é altamente dinâmico, com cerca
de 50% das marcas mantendo-se como patrocinadoras por mais de um ano. Essa
rotatividade de novos entrantes é geralmente impulsionada por setores aquecidos
ou categorias em expansão. Nesse contexto, o mapeamento das marcas atuantes no
investimento em patrocínios na elite do
futebol identifica tendências e revela oportunidades
comerciais que podem, inclusive, subsidiar prospecções
por outras modalidades esportivas.
TOP 5 SEGMENTOS
Os setores mais presentes nos
uniformes dos clubes da Série A em 2024 foram: Financeiro, líder pelo segundo ano consecutivo, com 20 marcas; Casas de Apostas, com 15 marcas; Serviços de
Saúde, com 13 marcas;
Alimentação, com 11 marcas e “Imobiliário, construção e acabamento”
com 7 marcas. Juntos, esses setores representam 55% de todas as marcas
patrocinadoras de 2024.
As categorias que formam o Setor Financeiro (bancos, financeiras, corretoras,
consórcios,
seguradoras, cartões e métodos de
pagamentos etc.) registraram um aumento de 25% no volume de marcas frente a
2023 passando de 16 para 20 marcas. Destaque para a categoria de Consórcios, responsável pelo maior
crescimento de marcas patrocinadoras no período, em contraste com a
categoria de Corretoras de Criptomoedas que, por sua vez, obteve a maior queda
no volume de contratos.
O setor de Apostas se destacou, mantendo presença em 18 clubes com 15 marcas
diferentes, uma evolução de 25% em relação a 2023, quando havia 12 marcas. Este
setor dominou pelo terceiro ano consecutivo a presença no patrocínio máster, o
espaço mais nobre do uniforme, encerrando a temporada com 14 patrocínios de 11
marcas diferentes nessa propriedade. Além disso, o setor
ganhou uma posição em 2024,
tornando-se o segundo no volume de marcas únicas.
O setor de Serviços de Saúde,
que desde o auge da pandemia na temporada 2021 vem marcando presença entre os
três segmentos com mais marcas patrocinadoras, em 2024 contou com 13 marcas nos
uniformes das equipes da Série A, volume 7% menor que em 2023.
O setor de Alimentação
apresentou evolução 57% com 11 marcas em 2024 contra apenas sete na temporada
2023. Destaque para as marcas Hellmann’s e Perdigão, presentes em contratos de
patrocínios pontuais ao Cruzeiro para a partida final da Copa
Sul-americana de 2024.
O setor “Imobiliário, construção
e acabamento” vem perdendo espaço desde 2022 e registrou o menor volume de
patrocínios na temporada. O segmento somou apenas 7 acordos em 2024, volume 36%
menor que na temporada anterior (11). O auge do setor foi na temporada 2020, durante
da
pandemia, quando foram registradas 30 marcas.
Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom, acrescenta
que: “sob a perspectiva dos fãs e consumidores, o momento para as marcas
patrocinadoras é de alta
favorabilidade, com alto reconhecimento
e intenção de compra de marcas patrocinadoras. Segundo dados da pesquisa
Sponsorlink do IBOPE Repucom, 76% dos brasileiros conectados concordam que os
patrocínios são essenciais para o sucesso do esporte profissional, e 63%
afirmam que
comprariam
produtos de marcas que patrocinam seus atletas ou times preferidos."
Descubra esta e outras informações
em detalhes fazendo o download gratuito do material completo em: https://www.iboperepucom.com/br/noticias/mapa-do-patrocinio-de-uniforme-de-futebol-no-brasil-em-2024/
Fonte: Mapa do
Patrocínio do Futebol no Brasil em 2024
Levantamento divulgado anualmente pelo
IBOPE Repucom com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e movimentos do
setor de patrocínio de camisas das 20 equipes presentes na edição corrente da
Série A do Campeonato Brasileiro de futebol. O Insper Sport Business é apoiador
deste projeto.
A disputa pela taça do Campeonato Baiano de Futebol de 2025 começa neste sábado (11), com transmissão exclusiva da TVE. Os 10 clubes que estão na disputa pelo título da primeira divisão são Atlético, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jequié, Juazeirense, Porto e o atual campeão Vitória. Os torcedores podem acompanhar todos os jogos do Baianão ao vivo pela TVE e também pelo youtube.com/tvebahia.
A emissora pública da Bahia transmite os três primeiros jogos do torneio neste sábado (11). Vitória e Barcelona de Ilhéus jogam a partir das 15h45, direto do Barradão, em Salvador, seguidos de Atlético e Colo-Colo, às 18h15 no Carneirão, em Alagoinhas, e Porto e Jacobina, às 20h45, no estádio Agnaldo Bento de Porto Seguro.
A rodada continua no domingo (12), com mais duas partidas na TVE. As transmissões iniciam às 15h45 com Jacuipense e Bahia, direto do Carneirão, em Alagoinhas. Às 18h15, a bola continua rolando com Jequié e Juazeirense, no Waldomirão, em Jequié, encerrando a primeira rodada.
Na primeira fase, as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si durante nove rodadas, em um total de 45 jogos. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta. A decisão do título está prevista para acontecer nos dias 23 e 26 de março.
A TVE se destaca nacionalmente por ser a única TV a transmitir 100% das partidas do campeonato estadual de seu estado. Além disso, em 2025 a TV Brasil também exibirá ao vivo diversas partidas do Baianão em parceria com a TVE. Já nesta primeira rodada, a TV Pública Nacional exibe os jogos Vitória e Barcelona de Ilhéus e Jacuipense e Bahia, fortalecendo a presença do futebol baiano em todo o território brasileiro.
A cobertura na TVE inclui ainda conteúdos exclusivos no instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e twitter.com/tvebahia. Os torcedores podem seguir o canal oficial da emissora no Whatsapp e interagir através do número 71 99626-0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.
Em 2024, a TVE transmitiu os 51 jogos do Baianão, liderando a audiência durante diversas partidas e chegando a um pico de 71% de participação individual entre as emissoras abertas segundo o Kantar Ibope. Na Internet, a transmissão da final do campeonato foi a maior live da história da Bahia no Youtube com mais de 700 mil aparelhos conectados simultaneamente, além de alcançar 26 milhões de visualizações ao longo do campeonato.
A TVE é a casa do futebol baiano, e transmite com exclusividade todas as partidas da elite do Baianão para mais de 270 municípios baianos que recebem o sinal digital da emissora, alcançando mais de 12 milhões de pessoas. A emissora também exibe competições como Série B, Feminino, Copa Nordeste, Intermunicipal, Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Copa 2 de Julho, garantindo que torcedores de todo o estado acompanhem o futebol baiano e nacional.
Primeira Rodada:
Vitória X Barcelona de Ilhéus
Sábado (11), às 15h45 (pré-jogo)
Atlético X Colo-Colo
Sábado (11), às 18h15 (pré-jogo)
Porto X Jacobina
Sábado (11), às 20h45 (pré-jogo)
Jacuipense X Bahia
Domingo (12), às 15h45 (pré-jogo)
Jequié X Juazeirense
Domingo (12), às 18h15 (pré-jogo)
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia
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Produção independente, "PLACAR, a revista militante" terá exibição especial, terça, 17 de dezembro, no Museu do Futebol Por mais de 50 anos, a revista PLACAR contou a história do futebol brasileiro e, com 1500 edições de grandes reportagens, personagens inesquecíveis e, marca registrada da publicação, polêmicas dentro e fora do campo, ela ajudou a mudar o jornalismo esportivo nacional. Agora, finalmente, pela primeira vez, a história da própria PLACAR será contada. Nesta terça-feira, 17 de dezembro, às 19h, acontece a exibição especial do documentário PLACAR, a revista militante, com sessão aberta ao público no Museu do Futebol, em São Paulo. “É um filme sobre futebol e jornalismo", define o diretor e idealizador do documentário, Ricardo Corrêa, que trabalhou na revista por mais de 20 anos. Segundo Corrêa, trata-se de um jornalismo que, desde o lançamento em 1970, no auge da ditadura militar, encarava o jogo de um jeito diferente: "A PLACAR não apenas narrou, foi protagonista, desafiadora, amou os craques, odiou cartolas, lutou pelo futebol, pela democracia, divertiu, denunciou, escandalizou." O documentário traz entrevistas com jornalistas e craques que passaram pelas páginas da revista - ou gostariam de ter passado, como o comentarista Mauro Beting, da TNT Sports, SBT e Rádio Bandeirantes. "Trabalhei e trabalho em todos os lugares que podia, mas o único lugar que eu queria ter trabalhado em toda minha vida é a PLACAR", diz Beting, no documentário. Relevância reconhecida também por quem estava em campo. "A PLACAR mostrava como éramos de verdade para o público", afirma o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande Jr. O ídolo do Corinthians no final dos anos 70 e início dos 80 é um dos entrevistados do documentário, ao lado de outros nomes históricos como Pelé, Zico e Falcão. PLACAR, a revista militante, no entanto, não quer ser resumido a uma celebração da revista. "Nossa intenção foi mostrar como o jornalismo pode e deve se engajar para denunciar o que está errado na sociedade", diz Sérgio Xavier Filho, comentarista da SporTV, ex-diretor de redação da publicação e, ele próprio, um dos realizadores do filme. "A PLACAR sempre foi assim e por isso nós a chamamos de 'revista militante', no melhor sentido da palavra." A Máfia da Loteria, o fim da Lei do Passe, o doping do ex-meia Mário Sérgio, então no Palmeiras, a Democracia Corinthiana são alguns exemplos das polêmicas ou causas que tomaram as edições de PLACAR em cinco décadas. Reportagens e coberturas históricas feitas por jornalistas consagrados como Arnaldo Ribeiro, Celso Unzelte, Gian Oddi, Marcelo Duarte, Martha Esteves, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, Ronaldo Kotscho, Carlos Maranhão e Juca Kfouri, certamente o nome mais emblemático da revista. Todos eles brilharam na PLACAR e trazem seu testemunho no documentário. Placar, a revista militante, é um projeto independente de cinco anos que, a princípio, seria lançado em 2020, para comemorar o cinquentenário da publicação. A pandemia da Covid adiou os planos da equipe, que ainda contou com a participação de dois outros ex-placarianos, o fotógrafo Alexandre Battibugli e o jornalista Alfredo Ogawa. Quando as gravações foram retomadas em 2022, a melhor reação veio de um dos convidados para dar seu depoimento: "Nossa, essa história precisava mesmo ser contada!" PLACAR, a revista militante. Documentário, 2024. Direção geral: Ricardo Corrêa; direção: Sérgio Xavier Filho; direção de conteúdo: Alfredo Ogawa; assistente de direção e fotografia: Alexandre Battibugli. Exibição especial aberta ao público. Dia 17 de dezembro, terça-feira, 19h, Museu do Futebol, Praça Charles Miller, São Paulo |
Em passagem pelo país, diretor técnico da PSG Academy visita arenas e ressalta metodologia exclusiva do clube parisiense
A expansão global da Paris Saint-Germain Academy, escola oficial do clube francês, é uma das mais marcantes iniciativas de base esportiva no futebol mundial. Com presença em mais de 50 países, a academia não só promove a formação técnica de jovens atletas, mas também se consolida como uma ponte entre culturas e valores. No Brasil, a PSG Academy encontrou terreno fértil: cerca de 15 mil alunos treinam semanalmente nas 52 unidades espalhadas pelo país, sendo quase 3 mil no Nordeste, região que ocupa um lugar estratégico para a expansão da empresa, com 9 unidades em pleno funcionamento.
O Nordeste também se beneficia do histórico de revelação de grandes atletas e de uma cultura de paixão pelo esporte. Eventos regionais, como competições internas e clínicas técnicas, têm promovido o intercâmbio entre alunos e treinadores, garantindo a aplicação da metodologia de excelência do Paris Saint-Germain, marca esportiva de maior crescimento global.
Em viagem ao Brasil, Benjamin Houri, diretor técnico da PSG Academy em Paris, cumpre uma extensa agenda, que inclui visitas às escolas da rede na Bahia, em São Paulo, Sergipe e no Rio Grande do Norte, estado que a partir desta segunda, 16 de dezembro, sedia a 6ª edição da PSG Academy Cup Brasil, um importante torneio que proporciona uma experiência esportiva completa, envolvendo unidades de todo o país.
Segundo Houri, o Nordeste, com seu histórico de revelar talentos excepcionais, é uma peça-chave na missão global da PSG de expandir suas academias. “Não estamos apenas trazendo nossa marca para a região, mas também compartilhando conhecimento e criando oportunidades para jovens atletas”, afirma.
Sua passagem por Salvador e RMS foi marcada pela observação de treinos em Villas do Atlântico e uma visita às obras da nova arena, que será inaugurada em Salvador, no mês de janeiro. A unidade, no terraço do Shopping Barra, já é a 10ª no Nordeste e a 13ª que não é franquia, mas uma escola própria da Academy.
"É impressionante ver a estrutura que está sendo construída aqui. Salvador tem uma energia única, e o Nordeste é uma região estratégica para nós. Os jovens daqui têm muito talento, criatividade e paixão pelo futebol, características que se conectam perfeitamente com a nossa metodologia", destacou Houri.
Valores que inspiram – A academia já revelou grandes jogadores que hoje brilham nos campos mundo afora, como é o caso da meia brasileira Lara Dantas, reforçando sua reputação como uma plataforma sólida para quem sonha em seguir carreira no esporte.
De acordo com o diretor técnico nacional, Igor Pires, a Academy não se limita ao desenvolvimento esportivo. “A metodologia é baseada em pilares como a formação de valores, trabalho em equipe e fair play, enquanto molda jogadores inteligentes e criativos, capazes de tomar decisões estratégicas em campo.”
“Cada jovem atleta é incentivado a crescer e se destacar, seja qual for o seu nível, recebendo um acompanhamento personalizado que considera o ritmo e as necessidades individuais”, explica François Marot, diretor Nordeste e vice-presidente da PSG Academy Brasil.
Competição reunirá mais de 200 atletas de todo o estado A cidade de Lins será sede de 14 a 23 deste mês da 11ª Copa de Basquetebol do Estado de São Paulo. O campeonato é uma realização da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Serão 19 equipes (12 masculinas e sete femininas) de 13 municípios. A expectativa é de que 285 atletas de 13 a 16 anos participem. "É com grande alegria que realizamos mais essa edição de Copinha. Que esse campeonato seja a semente para promissoras carreiras no esporte", diz a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis. Os jogos acontecem no Ginásio Nico Santos e no Ginásio Santo Meira. |