quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Museu do Futebol homenageia centenário do Corinthians

 
 

Museu do Futebol homenageia centenário do Corinthians

 

Palestra com o jornalista Celso Unzelte e exibição do filme Fiel, seguida de bate-papo com os roteiristas Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman, são as atrações do Museu para homenagear o clube.

 

A partir de 1º de setembro, iniciam-se as comemorações dos 100 anos de fundação do Sport Clube Corinthians Paulista. Para homenagear um dos mais tradicionais times da cidade, o Museu do Futebol - instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – promove palestra com o jornalista Celso Unzelte sobre as curiosidades do centenário, e exibe o filme "Fiel", de Andrea Pasquini, com roteiro de Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman.

A palestra "Corinthians: 100 anos em dez décadas", de Unzelte, acontece no sábado, 12/09 e é fruto da parceria do Museu com o Memofut – grupo de literatura e memória do futebol. Para cada década, o jornalista abordará um tema pouco conhecido do grande público, como por exemplo, a primeira notícia de jornal que relata a fundação do clube, nos anos 1910. Para retratar os anos 1920, a plateia ouvirá o primeiro hino e conhecerá mais detalhes sobre os autores e o contexto da composição. Já os anos 1950 serão relembrados com a narração da invasão do gramado do Pacaembu pela torcida após a conquista do título do IV Centenário de São Paulo, em 1954, entre muitas outras curiosidades.

 

No dia 25/09, sexta-feira, o Programa Cinema no Museu exibe o filme "Fiel", de Andrea Pasquini e com roteiro de Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman. Após a sessão, os roteiristas batem um papo com o público presente. A sessão acontece às 18h30 no Auditório Armando Nogueira.

 

Lançado neste ano, o longa é um documentário feito por e para corintianos, com imagens e depoimentos de torcedores e jogadores. Focado nos anos de 2007 e 2008, o filme acompanha o time e sua torcida em seu momento mais difícil, mas de também de maior união, o do rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro.

O Sport Clube Corinthians Paulista foi fundado por operários em 1º de setembro de 1910, após assistirem a uma partida de uma equipe inglesa. Na ocasião, o então presidente do clube Miguel Bataglia afirmou "o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". Em 1913, o time deixou de ser de várzea e pleiteou uma vaga junto à Liga Paulista de Futebol sendo aceito de imediato e tornando-se, assim, o quarto dos chamados "três mosqueteiros" (os outros eram Americano, Germânia e Internacional), dando origem ao mascote corintiano. 

 

Sobre o Museu do Futebol - o Museu do Futebol é uma organização social vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo, sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

 

Programação completa:

12/09 - sábado

Palestra "Corinthians: 100 anos em dez décadas" - com Celso Unzelte

Horário: 15h00

Local: Auditório Armando Nogueira -Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n.

Entrada gratuita.

 

 

 

25/09 – sexta-feira

Filme: Fiel (92 min de duração)

Horário: 18h30

Convidados: Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman

Local: Auditório Armando Nogueira - Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n.

Site: www.museudofutebol.org.br

Telefone: (11) 3663-3848

Entrada gratuita.

* Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada evento.

 

 

Postar um comentário