segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mesa-Redonda promovida pelo Museu do Futebol debate a criação, implantação e perspectivas futuras da instituição


Mesa-Redonda promovida pelo Museu do Futebol debate a criação, implantação e perspectivas futuras da instituição

Além do encontro, que faz parte do calendário da 7ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 17 a 23 de maio o Museu oferece visitas monitoradas sem a necessidade de agendamento prévio.

Na quinta-feira, dia 21/05, o Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – promove a Mesa-Redonda "O Museu do Futebol: implantação, cotidiano e perspectivas". A proposta do encontro é promover um diálogo sobre o processo de implantação do Museu do Futebol e apresentar um balanço dos primeiros meses de funcionamento, discutir suas particularidades, perspectivas e interseções com o turismo na cidade de São Paulo e no Brasil.

O evento, que acontece às 16h no Auditório Armando Nogueira, conta com as participações do arquiteto responsável pelo projeto do Museu do Futebol, Mauro Munhoz, que relata as premissas adotadas para as adaptações do Estádio do Pacaembu para receber o Museu. O enfoque é a requalificação de um patrimônio tombado e seu entorno. Cristina Bruno, museóloga e vice-diretora do MAE/USP, trata do processo de implantação do Museu sob a perspectiva museológica.

Já Aline Delmanto, Gerente de Planejamento e Estruturação do Turismo da São Paulo Turismo, fala sobre o panorama do setor na cidade de São Paulo e como o Museu do Futebol contribui para os resultados de visitação à cidade. Para fechar o encontro, Leonel Kaz, Diretor Executivo do Museu do Futebol, discorre sobre o histórico da concepção e implantação, casos e curiosidades do cotidiano, e perspectivas para o futuro do Museu.

No mesmo período, com exceção de segunda-feira dia 18/05, o Museu oferece visitas monitoradas sem a necessidade de agendamento prévio. São quatro horários, 10h30, 12h30, 14h00 e 16h00, para atendimento de grupos espontâneos de até 40 pessoas. A visitação será gratuita na quinta-feira, dia 21.

As atividades fazem parte do calendário da 7ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museologia (ABM). Este ano, serão mais de 2 mil eventos em todas as regiões do país e o tema central é Museus e Turismo. As atividades ocorrem entre os dias 17 e 23 de maio.

A Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. Além de dar a oportunidade para que essas instituições tenham o seu potencial reconhecido. Os eventos contam com programação diversa: projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações.

Sobre o Museu do Futebol

Com a curadoria do jornalista Leonel Kaz, o museu tem sua visitação baseada em três pilares: emoção, história e diversão. Fotos, vídeos, áudios e interatividades é a fórmula que encanta os visitantes e que deixou admirado o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que declarou: "Estou muito impressionado com este Museu do Futebol. Porque não é um museu, é vivo!"

Desde a sua inauguração, o Museu do Futebol já atraiu mais de 220.000 pessoas e a imprensa do mundo todo, da revista Veja ao jornal norte-americano The New York Times, o francês Le Monde e o inglês The Guardian.

O Museu do Futebol é uma organização social vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo, sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Programação do Museu do Futebol - 7ª Semana Nacional de Museus:

· Visitas Guiadas

Entre os dias 17 e 23 de maio (com exceção de segunda-feira, dia 18) o Museu do Futebol oferecerá visitas mediadas sem a necessidade de prévio agendamento. O Núcleo de Ação Educativa atenderá grupos espontâneos de até 40 pessoas.

Horários: 10h30, 12h30, 14h00 e 16h00.

Visitação gratuita na quinta-feira.

· Dia 21/05 – Mesa Redonda "O Museu do Futebol: implantação, cotidiano e perspectivas"

Horário: 16h

Auditório Armando Nogueira

Participantes:

- Mauro Munhoz (Arquiteto responsável pelo projeto do Museu do Futebol)

Tema: Partidos adotados nas adaptações do Estádio do Pacaembu para receber o Museu do Futebol, enfocando o papel desses processos para a requalificação de um patrimônio e seu entorno.

- Cristina Bruno (Museóloga e vice-diretora do MAE/USP)

Tema: Processo de implantação do museu sob a perspectiva museológica. Desafios, paradigmas, inovações, etc. intrínsecos à tipologia do Museu do Futebol.

- Aline Delmanto (Gerente de Planejamento e Estruturação do Turismo São Paulo Turismo)

Tema: Panorama do turismo na cidade de São Paulo enfocando como o Museu do Futebol contribui para esses resultados.

- Leonel Kaz (Diretor Executivo do Museu do Futebol)

Tema: Histórico da concepção e implantação; casos e curiosidades do cotidiano; perspectivas para o futuro do Museu do Futebol.

Museu do Futebol / Governo do Estado de São Paulo

Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)

Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)

Entrada gratuita às quintas-feiras

Horário: das 10h às 18h

Bilheteria: das 10h às 17h

Site: www.museudofutebol.org.br

Telefone: (11) 3663-3848

*Consulte o horário em dias de jogos

Nenhum comentário: