quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Museu do Futebol comemora o Dia do Botonista

No próximo dia 15 de fevereiro, o Museu do Futebol – um equipamento de cultura do governo do Estado de São Paulo - comemora o Dia do Botonista. Durante todo o dia ocorrerão rodadas de futebol de mesa e também jogos demonstrativos com campeões da categoria. O evento é realizado em parceria com a Federação Paulista de Futebol de Mesa.

Antigamente conhecido como Celotex - material de que eram feitas as mesas em que se jogava - o futebol de mesa começou como uma brincadeira. Só a partir da década de 30 que o jogo se popularizou no Rio de Janeiro, através de Geraldo Décourt, que jogava com botões de cueca na escola. Tempos depois, ele seria o responsável pela publicação do primeiro livro de regras.

Nos anos seguintes, o jogo se difundiu por todo o país, até que em 1988, o Conselho Nacional do Desporto considerou o futebol de mesa como esporte legítimo, oficializando três modalidades: baiana, carioca e paulista. A diferença principal entre elas é de apenas uma regra, que determina a quantidade de toques que podem ser dados na bola a cada lance.

O futmesa, como é conhecido, é regulamentado pela CBFM - Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. Atualmente existem campeonatos nacionais, estaduais, regionais e em 2005 foi criada a Copa do Brasil. Os grandes times de futebol como São Paulo e Flamengo, por exemplo, mantêm equipes de futebol de mesa.

As atividades do Dia do Botonista terão início às 11h e os jogos demonstrativos com os campeões acontecem a cada hora, com término previsto para as 17h. Mais informações no site www.museudofutebol.org.br.

 

 

Serviço:

Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)

Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)

Horário: das 10h às 18h

Bilheteria: das 10h às 17h

Site: www.museudofutebol.org.br

Telefone: (11) 3663-3848

 

Nenhum comentário: